Vida e obra de Neusa Amato


Neusa Amato 1926-2015


Filha de comerciantes nascida em 29 de agosto de 1926 na cidade de Campos estado do Rio de Janeiro. Seu pai Salim Margem e sua mãe Sumaria Faquer Margem, eram libaneses que imigraram para o Brasil. Eles tiveram cinco filhos, três meninas e dois meninos. Seu pai, o Sr. Salim era negociante de artigos de couro. A vida dessa família não era fácil, tinham princípios rígidos e muita simplicidade.Neusa frequentou a escola municipal Colégio Rivadávia Correa, na Av. Presidente Vargas. La, ela completou seu curso secundário em 1942, aos 16 anos de idade.

O interesse pela Física

Neusa foi ótima aluna no colégio e interessava-se principalmente por ciências. Ao finalizar seus estudos do Ensino Médio, demonstrou interesse em cursar uma faculdade de ciências. Esta ideia foi duramente combatida por seus familiares, que, por serem comerciantes, não entendiam sua vocação cientifica e tentaram incansavelmente fazer com que ela desistisse da ideia, propondo que ela fosse procurar emprego, pois a situação financeira da família não era muito boa. Porem, seu professor de Física do colégio, Plinio Sussekind da Rocha, tendo tomado conhecimento de que sua brilhante aluna, por razoes familiares, não iria continuar seus estudos, pois necessitava trabalhar, incentivou-a a ingressar na faculdade, ministrando-lhe aulas particulares gratuitas para o vestibular de Física da FNFi.

A aprovação no vestibular e o convite de Lattes


Neusa foi aprovada no vestibular, bacharelou-se em Física em 1945 aos 19 anos e licenciou-se em 1946, tendo registrado seu diploma em 1947. Inicialmente, Neusa trabalhou como professora de Física no Colégio Assunção e no Colégio de Aplicação da Universidade do Brasil.
No entanto, o que realmente desejava era trabalhar em pesquisa. Por ter se destacado no curso de física o Professor Cesar Lattes a convidou para trabalhar com a Professora Elisa Frota-Pessoa, no recém-fundado Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

O trabalho voluntário de pesquisa

Foi em 1950, que, a convite de Lattes, Neusa começou como pesquisadora voluntaria, sem receber salario, por causa disso continuou lecionando nas escolas secundárias, iniciou uma colaboração de pesquisas com Elisa Frota-Pessoa que durou vários anos.O clima efervescente do ambiente de pesquisa do CBPF a contagiou, e, em marco de 1951, ela abandonou os colégios e foi admitida em tempo integral no quadro permanente do CBPF, onde trabalhou ate sua aposentadoria compulsória/obrigatória, em 1996. Elas foram às pioneiras na pesquisa em Física no Brasil, vencendo fortes barreiras preconceituosas da participação feminina na areia de pesquisa.

Neusa trabalhou no CBPF por 46 anos enfrentando todas as crises que apareciam, e foi um marco na história da instituição pela sua competência, dedicação e carisma, desenvolvendo sempre projetos de pesquisa de ótima qualidade.


O primeiro grande trabalho


O primeiro trabalho cientifico publicado pelo recém-criado CBPF foi o de Neusa Margem (seu nome de solteira) e Elisa Frota-Pessoa, intitulado “Sobre a desintegração do méson pesado positivo”. publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências (22, 371) em 1950.

Os microscópios que Elisa e Neusa usaram foram emprestados pelo Instituto de Química Agrícola e da Policia, e as emulsões foram expostas ao feixe do acelerador de Berkeley e trazidas ao Brasil por Lattes, em seu retorno a este país em 1949. O trabalho teve grande repercussão internacional, pois se tratava de um tema da maior atualidade cientifica, levando o nome do CBPF a ser reconhecido e respeitado internacionalmente. O artigo trazia informações importantes sobre a universalidade da forca fraca de interação.

Criadora da divisão de Emulsões Nucleares do CBPF

Em 01 de marco de 1951, Neusa e Elisa montaram a Divisão de Emulsões Nucleares do CBPF, treinando dezenas de microscopistas para o trabalho de analisar interações de partículas que deixavam rastros em emulsões nucleares.

Neusa conseguiu criar e manter a Divisão de Emulsões Nucleares por muito tempo com grande dedicação, controlando o trabalho diário das microscopistas, para que as medidas fossem confiáveis e de alta qualidade. Suas qualidades de perseverança e competência transformaram a Divisão de Emulsões Nucleares do CBPF num marco característico da instituição nas primeiras décadas de sua existência.

A viagem a Turim

Em 1958, Neusa foi convidada pelo Professor Wataghin diretor do Instituto de Física da Universidade de Turim – para continuar suas pesquisas com o grupo de emulsões nucleares daquele instituto. Ela aceitou o convite e, contemplada com uma bolsa de estudos do CNPq, participou de trabalhos de pesquisa em emulsões, por um ano, na Itália. Publicou um trabalho na revista cientifica Nuovo Cimento sobre as interações dos mésons estranhos K.

Casamento

Enquanto estava na Itália aceitou um convite de uma amiga para visitar a Sicília onde conheceu seu futuro marido, Gaetano Amato. Neusa não queria deixar de vez o Brasil e viver na Itália por cota disso seu futuro marido teve que se mudar para o Brasil onde se casaram em 1962. Da união do dois nasceram dois filhos.

Infelizmente, em 1978, Gaetano faleceu, aos 52 anos de idade, vitimado de ataque cardíaco e deixou Neusa com toda a carga da família. Sozinha, Neusa deu aos dois filhos carinhosa atenção e uma formação primorosa, sem prejuízo algum a seus compromissos profissionais. Neusa desdobrou-se no instituto e no lar, desempenhando ambas as tarefas com dedicação e competência.

Referencias
Mulheres na Física
Wikipédia


Deixe sua contribuição

1) Segundo o texto, a contribuição de Neusa tanto para a o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas como para a ciência como um todo foram importantes? Justifique sua resposta.

2) O texto afirma que Neusa tinha como qualidades a perseverança e a competência. na sua opinião essas duas qualidades exerceram um papel impostante na carreira dela? Justifique sua resposta.

5 comentários:

  1. Anna Diniz
    1-com certeza.ela foi um das mulheres que trouxeram a técnicas de emulsões nucleares permitindo o conhecimento e descobrimentô de novas partículas!!
    Além de ajudar na comprovação de teorias da época sobre partículas.

    2-Sim e muito. Elas teve de ser perseverante numa época em que as mulheres não eram valorizadas. Ela não teve a compreensão da família na profissão científica,além de dificuldades na própria profissões. Não é fácil faze rápido ciência nem formar uma carreira nisto. Mas Nessa mostrou sua competência sua perseverança continuar, se juntou com pessoas que motivava que a ajudavá a encontrar um sentido para aquela profissão. Deve ser lembra e imitada em sua perseverança e competência.

    ResponderExcluir
  2. 1-Neusa foi uma grande mulher e suas contribuições para ciência foram inquestionáveis. Uma delas foi a inovação de métodos experimentais para as Emulsões Nucleares,outra foi a publicação do seu primeiro grande trabalho “Sobre a desintegração do méson pesado positivo” este trabalho teve muita repercussão levando o nome do CBPF a se tornar mais conhecido.

    2-Neusa foi uma mulher de muita perseverança pois desde cedo teve que enfrentar dificuldades para seguir seu sonho,pelo simples fato de ser mulher,desde muito jovem ela já sabia que era a carreira cientifica que ela queria seguir e mesmo sendo desincentivada até por sua Propriá família, ela não desistiu e se tornou uma mulher de muita importância para ciência.

    ResponderExcluir
  3. Denise Mikelly
    1- Ela foi uma importante mulher, e foi uma das mulheres que contribuíram com as técnicas de emulsões nucleares permitindo assim o conhecimento de novas partículas!!

    2- Com certeza, pois essas qualidades são importantíssimas para uma pessoa, e no caso foi ideal para Neusa continuar mesmo tendo seu obstáculos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. 1- "Neusa conseguio criar e manter a Divisão de Emulsões Nucleares por muito tempo com grande dedicação" (texto do blog) sua contribuição ao CBPF se da por sua dedicação​ com seu trabalho e sua capacidade como cientistas.

    2 - Neusa foi pioneira em mostrar a capacidade das mulheres em trabalhar em qualquer área quebrando paradigmas e se impodo ao preconceito, portanto sua determinação e coragem a faz modelo a ser seguido por todos.

    ResponderExcluir